Aguarde, carregando...

Blog


Alimentação Consciente é tema de projeto nos restaurantes da NUTRIVIGOR

quinta, 19 de setembro de 2019

alimentacao-consciente.png

 

Provocando a alimentação com consciência social e de saúde, a NUTRIVIGOR levou debate para dentro das empresas que atende. Veja alguns flashes!

De todos os alimentos produzidos no mundo, cerca de 30% é descartado; isso representa um prejuízo superior a R$ 3 trilhões; encarecendo a produção, distribuição e adiando a erradicação do mapa da fome. 821,6 milhões de pessoas no mundo passaram fome em 2018, segundo relatório da ONU de julho de 2019. No Brasil, 2,5% dos brasileiros estão nesse mapa da fome.

Com essas informações e preocupação em fomentar o debate socialmente relevante, a NUTRIVIGOR iniciou neste mês de setembro o projeto “Alimentação Consciente – Tão inteligente quanto comer tudo o que está em seu prato é ter consciência de quanto alimento precisa estar em seu prato”.

Com banner, folhetos informativos e muito papo, a campanha já chegou em alguns restaurantes da NUTRIVIGOR e deve circular em todos até o fim de janeiro.

“Temos a oportunidade de ‘conversar’ com milhares de pessoas diariamente, por meio de nossos clientes, e não usar essa oportunidade para espalhar boas experiências seria um desperdício… E combater o desperdício é a bola da vez”, brinca Thaís Nascimento, nutricionista e diretora de operações da NUTRIVIGOR.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em pesquisa de 2018, parte do desperdício no Brasil vem dos hábitos em relação à estética dos alimentos e à fartura. Muitos alimentos sequer chegam nos supermercados, pois os empresários já preveem essa rejeição; enquanto isso, o brasileiro continua cozinhando mais do que come.

Para isso, um tema tratado durante o papo que a equipe da NUTRIVIGOR leva com os visitantes nos restaurantes é o mindful eating, uma experiência de refeição com atenção plena ao comer, observando cada detalhe do que se vai comer e valorizando o olhar, o aroma, o tato e, finalmente, o paladar.

                

Outra atividade praticada durante o evento de sensibilização é a “pesagem” de todo o alimento em estado de consumo que os comensais descartam no lixo após a refeição, para apresentação à todos no dia seguinte a fim de conscientizar sobre servir-se com atenção plena, no buffet self service, e evitar desperdícios.

E a grande atração foi a degustação de deliciosas receitas feita com desperdício zero de ingredientes na produção. Conheça a receita de quiche de casca de abóbora, por exemplo, que foi um sucesso:

RECEITA – QUICHE COM CASCA DE ABÓBORA

MASSA: 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo, 1 gema, 3 colheres (sopa) de margarina, 3 colheres (sopa) de água, e sal.
RECHEIO: 2 xícaras (chá) de casca de abóbora, ½ xícara (chá) de cebola picada, 1 dente de alho, 2 colheres (sopa) de óleo, ½ xícara (chá) de água, e sal.
CREME DE QUEIJO: 2 ovos, ½ xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de queijo parmesão.

Para a massa, misture os ingredientes; por último a água. Amasse bem. Abra a massa sobre o fundo da assadeira de 22cm, deixando sobrar a borda; fure-a com um garfo para não formar bolhas ao assar. Asse em forno preaquecido até dourar. Retire do forno e acrescente o recheio e o creme de queijo.

Para o recheio, refogue a cebola e o alho no óleo, depois acrescente a casca da abóbora ralada e o sal, junte a água e cozinhe.

Para o creme de queijo, bata os ingredientes no liquidificador. Volte montada ao forno preaquecido e asse até o creme de queijo dourar.

 

 

 

(19) 2121-4066