Aguarde, carregando...

Blog


Coronavírus: Alimentos podem transmitir? Descubra agora e veja dicas!

sexta, 03 de abril de 2020

refeicoes-coletivas-em-valinhos-novo-restaurante-da-nutrivigor-na-embavi-12-1.jpg

 

O coronavírus se tornou um assunto comum a todos. Será que alimentos podem transmitir o vírus?

Saiba como Evitar o CoronavírusO assunto “coronavírus” está na boca do povo. Seu outro nome é COVID-19, que vem da abreviação   de COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019, quando os   primeiros casos em Wuhan, na China, foram divulgados publicamente pelo governo chinês no final de   dezembro.

Clique aqui e veja como higienizar

alimentos para evitar o coronavírus!

 

Ele chegou e mudou a rotina do mundo. Com alta transmissibilidade, naturalmente surgem as perguntas de como evitar e, dentre elas, frequentemente as pessoas perguntam: Coronavírus pode ser transmitido por alimentos?

O assunto “coronavírus” está na boca do povo. Seu outro nome é COVID-19, que vem da abreviação de COrona VIrus Disease (Doença do Coronavírus), enquanto “19” se refere a 2019, quando os primeiros casos em Wuhan, na China, foram divulgados publicamente pelo governo chinês no final de dezembro.

 

“O COVID-19 é transmitido em micropartículas, de forma muito rápida, saindo de uma pessoa contagiada para a outra, por meio das vias aéreas seja em uma tosse, um espirro, ou até mesmo quando a pessoa fala”, explica a nutricionista Renata Guirau (CRN 3-35487).

No preparo de refeições coletivas as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sempre nortearam as boas práticas de manipulação de alimentos. Esse novo cenário só veio chamar a atenção para mais cuidado ainda na cocção da alimentação industrial.

“Nós adotamos uma rotina ainda mais cautelosa em relação ao transporte e distribuição das refeições nos balcões self service de nossos clientes, uma vez que nos processos de produção a higienização já é um hábito”, revela Thaís Nascimento, nutricionista e diretora de operações da NUTRIVIGOR (CRN 3-8992).

Chef Joaquim da Nutrivigor Campinas

Mas afinal, alimentos transmitem coronavírus? Embora tudo seja novidade, o que já se sabe é que a matéria orgânica dos alimentos não é transmissora do coronavírus.

Entretanto, o coronavírus pode ser transmitido pelo ar ou por superfícies contaminadas num determinado período de tempo, logo, fica a atenção para higienizar os alimentos que serão consumidos crus, segundo Renata Guirau.

“Essas microgotículas, ao serem expelidas pela boca e nariz, atingem tudo o que estiver perto. Em alimentos que são aquecidos, o vírus é desativado, porém em alimentos consumidos crus não”, complementa Renata.

Cuidados na hora de preparar refeições

Para quem produz refeições coletivas, como a NUTRIVIGOR, algumas práticas são comuns. Veja e adote em sua rotina também:

  • Lave as mãos com frequência, usando água corrente e sabão / sanitizante;
  • Esfregue bem as mãos, inclusive entre os vãos dos dedos e punhos;
  • Não tussa, espirre ou coce o nariz enquanto estiver manuseando os alimentos;
  • Evite a utilização de anéis e relógios, que podem acumular sujeiras;
  • Não fale ou assobie em cima dos alimentos, superfícies ou utensílios utilizados para preparar os produtos;
  • Cozinhe bem os alimentos.

Cuidados na hora de comprar alimentos

  • Ao ir ao mercado em busca de suprimentos e alimentos, evite o maior período de movimento para não gerar aglomerações;
  • Utilize luvas descartáveis para manusear dinheiro e embalagens;
  • Higienize os itens ao chegar em casa;
  • Lave bem os alimentos, deixando-os de molho em sanitizantes específicos para os mesmos.

 

 

 

 

(19) 2121-4066