Aguarde, carregando...

Blog


Coronavírus: Como Higienizar Alimentos Para Evitá-lo?

quarta, 08 de abril de 2020

como-higienizar-alimentos-para-evitar-o-coronavirus.png

 

Coronavírus: Na maioria das vezes, apenas lavar os alimentos em água corrente pode não ser suficiente para evitar o contágio. Veja dicas da nutricionista Thaís Nascimento!

O assunto “coronavírus” está por toda parte. Fomos conversar com a Thaís Nascimento, nutricionista e diretora de operações da NUTRIVIGOR, sobre soluções que poderíamos adotar para evitar se contagiar com o coronavírus pelos alimentos consumidos crus.

Embora tudo seja novidade, o que já se sabe é que a matéria orgânica dos alimentos não é transmissora do coronavírus, ou seja, o vírus não usa os alimentos como hospedeiro. Entretanto, se uma pessoa com o coronavírus tocar em um alimento, a superfície desse alimento terá o vírus, como qualquer superfície na qual ele pode permanecer ativo por algum tempo.

“Agora com o coronavírus, é bacana ver todos preocupados com os alimentos que irão comer. Em nosso trabalho isso é extremamente comum e sempre fiquei incomodada que a maioria das pessoas, em suas casas, não tinham esse hábito de higiene dos alimentos”, conta.

Segundo ela, em muitos supermercados é possível encontrar sanitizantes de diversos tamanhos e especificidades para higienização de verduras, frutas e legumes, mas existem alternativas bem interessantes e acessíveis à todos.

“Aquela água sanitária, por exemplo, que se encontra na maioria dos lares e é usada para limpeza geral, pode ser uma alternativa”, explica Thaís. “Basta, na hora de comprar, verificar no rótulo se ela tem restrição para uso em alimentos, pois algumas marcas realmente não são indicadas, mas a maioria é”, revela.

como prevenir coronavírus higienizando alimentosComo Higienizar Alimentos Para Evitar o Coronavírus:

PASSO 1: Diluir 1 colher de sopa, com água sanitária, para cada 1 litro de água;
PASSO 2: Lavar, um a um, os alimentos crus. A cada 1 alimento lavado, colocá-lo na solução clorada desenvolvida no passo anterior;
PASSO 3: Deixar esses alimentos em solução clorada durante 30 minutos;
PASSO 4: Higienizar bem as mãos, com água corrente e sabão, para o próximo passo;
PASSO 5: Lavar novamente em água corrente, um a um, todos os alimentos que estavam em solução clorada.

Após o alimento ter passado pela solução clorada durante 30 minutos, é quando o cuidado deve ser redobrado, pois ele já estará pronto para o consumo, como alerta Thaís: “Não adianta você fazer todo o procedimento de higienização dos alimentos e, depois, colocá-los em um recipiente que não foi higienizado ou sobre uma bancada ou mesa mal lavadas”, aponta.

Para a nutricionista, em meio à pandemia de coronavírus nós somos o nosso pior inimigo: “Se suas mãos estiverem mal higienizadas e você tocar no alimento saído da solução clorada, não terá valido nada o trabalho, por exemplo”.

E termina ironizando:

“A pandemia passará e logo poderemos voltar a nos abraçar, mas o cuidado que estamos aprendendo a ter com a higiene em todos os sentidos, e com os alimentos, deve ficar para sempre!”

 

 

 

 

 

(19) 2121-4066